A edição da Revista Veja desta semana traz uma matéria sobre o mau comportamento de Conselheiros dos Tribunais de Contas em vários estados brasileiros. As pessoas que deveriam cuidar e ter zelo pelo patrimônio público, fiscalizando e evitando a corrupção, são envolvidas com vários de tipos de crime principalmente dos desvio de verbas públicas, corrupção. Os Tribunais de Contas de Alagoas, Rio de Janeiro São Paulo e Amapá são citados como exemplos destas práticas nada republicanas. Onde alguns de seus membros fazem a corrupção em vez de combatê-la.

Infelizmente o Piauí aparece na história. Só que como o exemplo da prática errada, o início de tudo, na indicação dos conselheiros, segundo a revista:  “o cargo de conselheiro em vez  de caber  a técnicos preparados para vigiar corruptos, no Brasil costuma ser oferecido como prêmio de aposentadoria a políticos em fim  de carreira”, citou a Veja.

Aqui é onde a revista cita o Piauí,  com o exemplo da indicação da conselheira Lilian Martins, que era deputada estadual e foi nomeada no mandato do seu esposo o então governador Wilson Martins. O caso foi citado porque é o mais recente.

Para fazer justiça,  os conselheiros que compõem o TCE Piauí e são técnicos da casa são Abelardo Vilanova (oriundo dos quadros da Auditoria) Waltânia Alvarenga (atual presidente e oriunda dos quadros da Procuradoria do TCE) . Os outros componentes da Corte – Olavo Rebelo, Luciano Nunes, Kennedy Barros são ex-deputados estaduais e o conselheiro Anfrísio Castelo Branco que é médico (ex-reitor da Universidade Federal do Piauí e ex-secretário de Saúde, Governo e Educação  do Estado do Piauí).

A distorção está na forma e nos critérios de indicação dos conselheiros, definidas pela Constituição do Estado. Escolhas feitas em sua maioria,   pela Assembleia Legislativa ou ato do Governador do Estado, por isso o caráter  politico das indicações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s