Todos os dias estamos vulneráveis  a um tipo violência que é cada vez mais comum. O uso da  internet e de suas ferramentas como as redes sociais, para acusar, xingar e  denegrir, além do risco que o cidadão comum sofre, existe também este ataque contra pessoas públicas. Uma série de episódios  tem mostrado como será o tom da campanha. Esta ação foi carinhosamente batizada de Milícia Digital.

Esta milícia vem substituir uma outra prática criminosa: os panfletos apócrifos, que entraram em desuso por causa da internet,  mas já foram muito usados para espalhar  todo tipo de baixaria contra as pessoas, principalmente durante as campanhas eleitorais .

Agora depois de muito xingamento, boataria e mentiras  a Procuradoria Regional  Eleitoral resolveu agir  como informou o jornalista Francisco Magalhães na coluna Porteira no site http://www.cidadeverde.com Segue texto do Magalhães:

Partidos Organizam Milicias

 A Procuradoria Regional Eleitoral vai realizar uma reunião com a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática.

Na pauta, uma operação de vigilância sobre os possíveis fakes(perfis falsos) que poderão utilizados durante a campanha eleitoral.

Os dois órgãos receberam denúncias de que partidos políticos estão organizando “milícias digitais”, com a intenção de atacar adversários na internet.

 Comento daqui:

A facilidade de mobilizar pessoas pelas redes sociais fez com que os partidos políticos usassem deste expediente,  para facilitar o seu trabalho e a propagação de suas atividades. Nada mais justo e correto.

O problema é que para alguns, é legitimo usar as mesmas redes sociais para xingar, mentir.  E isso não vale só para adversários políticos, basta ter uma opinião contraria para virar alvo do terrorismo digital.  Mas só agora o MPF vai agir, só agora a instituição diz que recebeu denúncias sobre este crime. E onde estava o MPF nas últimas quatro eleições? Atrás de panfletos?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s