Mais uma vez o Piauí fica para trás. Com a inauguração do Aeroporto de Jericoacoara, que aconteceu no sábado (24/06) o Ceará pode dominar todo o turismo na região conhecida como Rota das Emoções ou da Porta de Entrada para o Delta das Américas. Com o novo aeroporto na região, o Piauí perde a possibilidade de estar a frente do Maranhão e do Ceará no receptivo de turistas.

Tudo por causa da incompetência das gestões do turismo do estado nos últimos 45 anos. O Piauí “deixou o cachimbo cair da boca” e a explicação é simples afinal de contas a cidade de Parnaíba recebeu um aeroporto em 1971, que deveria te-la tornado a porta de entrada do turismo da região. Em vez disto o Estado do Piauí parou no tempo e mais uma vez vê os investimentos em turismo acontecerem no Ceará.

Para ser justo com o Piauí,  muita coisa mudou no litoral nas últimas décadas, basta ver a quantidade de novos empreendimentos, em específico algumas pousadas de luxo que foram abertas. Mas falta alguma coisa, para que o setor do turismo se desenvolva no Piauí. E isso passa pela ausência de competência dos nossos gestores nas últimas cinco décadas. Para também ser justo com o Piauí, o compromisso do Estado com o setor está representado com o papelão que o Estado fez em Santa Catarina, em um evento internacional de turismo.

Quando você olha  para o lado e vê que o Estado do Ceará acaba de inaugurar um aeroporto em Jericoacoara, um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil. O fato dá uma mostra de como o Piauí fica atrás no bonde da história, no que diz respeito a exploração empresarial de suas potencialidades naturais.

Em uma ação coordenada pelo Governo do Ceará  com a iniciativa privada, o funcionamento do aeroporto deve ser viabilizado o mais breve possível.  E para atingir este objetivo foi fechado um acordo de operação comercial. Entre o Governo do Ceará e  duas grandes empresas do turismo nacional a CVC e a GOL transportes aéreos. As duas vão em um primeiro momento garantir o funcionamento do aeroporto, com um voo semanal da GOL fretado pela CVC. Este voo partindo de São Paulo direto para Jericoacoara.  GOL e Azul terão voos regulares para Jericoacoara a partir deste segundo semestre.

Com isso o Aeroporto de Parnaíba continua  subutilizado. A empresa Azul tem autorização para explorar voos para de Teresina – Parnaíba para Recife.  E assiste Jericoacoara tomar as chave da Rota das Emoções.

Um aeroporto que não decolou

O Aeroporto de Parnaíba foi inaugurado em 19 de outubro de 1971, pelo então Presidente da República Gal. Ex. Emílio Garrastazu Médici, localizado a oito quilômetros do centro da cidade de Parnaíba, município com aproximadamente 155.000 habitantes, situado no litoral, Norte do Estado do Piauí, distante 330 km da capital, Teresina, o município foi um grande exportador de produtos agropecuários para a Europa, cujo negócio representava uma fonte de geração de emprego e renda para cidade, chegando a ser instalado no município, os Consulados da Inglaterra, França e Portugal, por esse motivo, nas décadas de 70, 80 e 90, as empresas aéreas PARAENSE, TABA, VASP, VARIG, CRUZEIRO, RIO-SUL, NORDESTE e TRANSBRASIL chegaram a operar com voos regulares ligando as principais regiões do país e Europa.

Fonte: Wikipédia 

Nota do Blog: neste post não falo sobre o Aeroporto de São Raimundo Nonato que está inacabado e sem funcionar. Outro elefante branco do turismo piauiense.

 

Anúncios

Um comentário em “Piauí mais vez deixa o avião do desenvolvimento passar…

  1. Meu amigo, estou gostando mais de você como independente. Falo para toda pessoa à minha frente, que nossos políticos não estão preocupados com o desenvolvimento do Estado. A única preocupação deles, além da reeleição, full time, e empregar seus familiares. Você esqueceu de mencionar outros órgãos que tratam com turismo. Existem sim mais secretarias, com a mesma finalidade. Ah, se aqui existisse uma Procuradoria Publica Estadual, ou, Assembleia Legislativa, ou, TCE, alguém gostaria de saber por que o Estado enviou dezenas de pessoas para um evento cujo qual o Estado não participava. Quanto à Jericoacoara, nós sabemos que hoje é o destino dos piauienses que podem e não suportam a falta de infraestrutura do nosso litoral. Infelizmente ele será reeleito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s