A oposição no estado do Piauí vive um momento no mínimo engraçado PSB, PSDB, e as partes do PMDB,  do PDT, e do PSD, e entre outros partidos fazem muito barulho para viabilizar um nome para confrontar o governador Wellington Dias em 2018.  O problema é que este nome não existe,  melhor dizendo ainda não foi construído.

Nesta busca de nomes para a oposição, na última segunda-feira, o PSB fez uma reunião de sua executiva estadual com o objetivo de agregar este grupo que faz frente ao PT no Piauí. No encontro não foram poupadas críticas à gestão de Wellington Dias.  O ex-governador Wilson Martins não aliviou e quando o assunto foi o governo  de W. Dias e fez duras observações sobre a atual gestão.

Wilson Martins que já foi coligado, vice-governador, candidato e governador  com o apoio de Wellington Dias.  No encontro frisou tudo mudou que não há possibilidade de uma aproximação com o PT e que ele (Dias)  não tem competência para administrar o Piauí.  Ele falou das obras inacabadas e que dos recursos deixados em caixa (no governo de Wilson Martins) para o petista administrar.  Para o ex-governador Wilson Martins o governo de Dias é de preguiça e incompetência sem limite.

Na foto acima estão Wilson Martins – PSB (oposição), senador Ciro Nogueira – PP (Governo) e o prefeito de Teresina Firmino Filho -PSDB (que se mantém em silêncio) mostram que no Piauí a política é o retrato da conveniência.

Este é o ponto em comum da politica do Piauí. De uma maneira geral, não sabe quem é oposição e quem é Governo.  No evento do PSB (teoricamente oposição) você encontra políticos que estão na oposição, no governo, aqueles que são governo e oposição e os que preferem não se posicionar.

O evento mostra este retrato a indefinição é grande e como tudo passa pela conveniência. O próprio Wilson Martins, presidente do PSB, fala que o partido e a oposição vão ter candidatos majoritários, mas não consegue esboçar qualquer quadro. Martins frisa que o partido vai eleger um majoritário (governador, senador ou vice-governador), mas só não saber dizer qual é o cargo que vai ocupar.  É claro que o partido vai trabalhar para eleger representantes nas duas bancadas parlamentares: estadual e federal.

Será o PSB vai indicar um candidato a senador? Esta deve ser a vontade de Martins, para tentar apagar de seu currículo a eleição que perdeu em 2014. E este cenário é o mais comodo e conveniente para o PSB e Wilson Martins lançar um candidato ao senado, que vai disputar com Ciro Nogueira (PP) e Regina Sousa (PT), ou outro candidato da base governista. O detalhe é que em 2018 serão duas vagas para a eleição do Senado, o que tornaria o pleito  mais fácil para o PSB, que pode indicar Wilson Martins ou deputado federal Heráclito Fortes.

Neste momento, a oposição trabalha para organizar uma chapa e  conta com alguns nomes como deputados estaduais Dr. Pessoa (PSD), Robert Rios (PDT) e presidente nacional do Sesi – João Henrique Sousa (PMDB) declaradamente pré-candidato ao Governo. O partido dos três  participam do Governo de Wellington Dias .

O grupo de oposição conta ainda com o prefeito de Parnaíba Mão Santa (SD), ex-governador  Zé Filho (sem partido), e o ex-senador Freitas Neto (PSDB).  Neste quadro,  Wilson Martins torce para que o PSDB e principalmente Firmino Filho tome uma posição em favor do grupo de oposição, assim como o PMDB (que vai definir em convenção seu futuro). E aguarda uma decisão do ex-senador João Vicente Claudino.  Uma espera que passa pela conveniência do projeto político e pessoal de cada. Por isso que no Piauí não existe governo, oposição ou posições ideológicas, aqui existe projetos pessoais de poder conduzidos pela conveniência política.

Anúncios

Um comentário em “O Piauí não tem oposição nem governo. No Piauí tem conveniência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s