O secretário de Fazenda  Rafael Fonteles vai ter muito o que explicar para os deputados estaduais  na  próxima quarta-feira. Ele vai ao Poder Legislativo fazer e leitura do relatório financeiro do último quadrimestre. Neste momento o secretário vai falar como está saúde das finanças públicas do Piauí.

O fato mais grave é que o Governo corre o risco de parcelar os salários e até mesmo atrasar. Por isso que nos últimos meses, o receio do governador Wellington Dias vem se tornando real, a quedas das receitas  do estado cria cada vez mais uma dificuldade em honrar os compromissos com os fornecedores, o que pode gerar paralisação de obras e serviços.

Além disto, Fonteles vai explicar o programa de Refis do Governo do Estado e o decreto que suspende deste a última segunda-feira (16) todos o pagamentos  de fornecedores do Estado.

O deputado  Robert Rios (PDT) afirmou que o decreto 17.404 publicado no Diário Oficial do Estado, do dia 06 de outubro, é um golpe mortal na economia do Estado. Para o parlamentar ao baixar um decreto anulando todos o empenhos não liquidados (que foram pagos) é uma declaração de falência do Estado  e um grande calote nos fornecedores, que segundo Robert Rios muitos dos fornecedores do Estados poderão ir a falência.  O Governo não vai mais pagar os fornecedores este ano, o pagamentos devem retornar a partir do ano que vem.

O deputado João de Deus (PT), líder do Governo, confirmou a vinda do Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles à Assembleia Legislativa na próxima quarta-feira, 18, às 9h, na sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

“O Secretário virá a esta Casa para fazer a prestação de contas e o balanço do último quadrimestre, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele estava aguardando um relatório da própria Sefaz, que já está pronto, e confirmou sua vinda Assembleia na quarta-feira. Por isso, quero convidar a todos os colegas deputados a estarem presentes nessa reunião”, disse João de Deus.

Junto ao balanço do quadrimestre, o Secretário de Fazenda também deve atender ao requerimento do deputado Rubem Martins (PSB), apresentado em setembro, solicitando esclarecimentos à cerca da possibilidade do atraso salarial da folha de pagamento do Estado.

Com informação e fotos da Alepi-pi

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s