Se estivesse vivo Alberto Silva faria no dia 10 de novembro de 2018 100 anos. E com certeza ele olharia para o prefeito de Teresina Firmino Filho  e diria: “Eu falei para este menino que dava para colocar ar-condicionado nas paradas de ônibus”. Com todo respeito ao prefeito da capital e a saudosa memória do senador e ex-governador do Alberto Silva. Silva tinha razão as paradas de ônibus vão receber o ar-condicionado.

O projeto de Alberto Silva está sendo executado 22 anos depois, no quarto mandato Firmino Filho.  Ou seja para lembrar de Alberto Silva em Teresina basta ir as principais avenidas da cidade, quando os terminais estiverem funcionando. O irônico desta história que Alberto Silva foi bastante criticado quando defendeu a ideia de climatizar as paradas de ônibus em Teresina, inclusive pelos então candidatos  Firmino Filho (PSDB)  e Nazareno Fonteles (PT) na campanha de 1996. Firmino Filho foi eleito prefeito em 1996 (seu primeiro mandato) derrotando Alberto Silva.

Em respeito a genialidade de Alberto Silva, o Blog do Bira resgatou um material da Folha de São Paulo com as propostas de Alberto Silva para a capital,  a campanha de 1996. O que as pessoas sorriram há 22 anos, hoje veem muitas as ideias defendidas por Silva sendo aplicadas na prática.

Textos sobre Alberto da Folha

Propostas de Alberto Silva para Teresina

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/9/21/brasil/18.html

1. Reduzir a temperatura da cidade em até quatro graus Celsius por meio da instalação de micro-aspersores nos postes da cidade
2. Aprofundar o leito do rio Poty e urbanizá-lo, adotando como modelo o rio Sena, de Paris
3. Asfalto Michael Jackson: despigmentar o asfalto da cidade de forma a torná-lo embraquecido para que possa reduzir a absorção de calor na cidade
4. Instalar ar-condicionado nas paradas de ônibus e metrô da cidade
5. Projeto Pedalando: financiar a venda de 70 mil bicicletas com mensalidade equivalente ao vale transporte
6. Tijolo quebra-cabeça: fornecer tijolos encaixáveis, justapostos por uma cola especial de cimento, para construir casas populares.
7. Hortas aéreas: estimular a população a fazer hortas nos tetos de suas casas
8. Potycabana 2: ampliar a Potycabana, uma parque aquático situado às margens do rio Poty, que é uma réplica da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
9. Prédios de vidro: estimular a construção de edifícios com paredes revestidas de placas captadoras de energia solar.
10. Projeto Quebra-Castanha: financiar a venda de 6.000 máquinas caseiras de quebrar castanha de caju, gerando 6.000 empregos diretos

“Ele é uma caricatura”

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TERESINA

Para o candidato do PSDB a prefeito, Firmino Filho, as propostas de Silva estão mais para o folclore político. Primo distante de Silva, Firmino diz que o candidato do PMDB é “apenas uma caricatura do político sério que já foi”.
O candidato do PT, Nazareno Fonteles, diz que a proposta de transformar Teresina num pólo turístico “é viável”, mas está sendo desmoralizada pelo que chamou de “alucinações” de Silva.
Segundo Fonteles, essas “propostas exóticas” têm derrubado Silva nas pesquisas eleitorais.
Silva rebate as acusações dos adversários dizendo que suas propostas têm forte apelo popular.
“O povão adora, a classe média fica atenta e os adversários me malham. Porém, todos sabem que quando o dr. Alberto Silva diz, ele faz.”

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/9/21/brasil/17.html

Candidato quer criar ‘Paris do Nordeste’

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/9/21/brasil/16.html
PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TERESINA

O ex-governador do Piauí Alberto Silva (PMDB), 76, disputa a Prefeitura de Teresina prometendo reduzir a temperatura da cidade e transformar a capital do Piauí na “Paris do Nordeste”.
Um projeto de urbanização do rio Poty, que cruza o perímetro urbano de Teresina, é, na plataforma eleitoral de Silva, a âncora de um plano que visa a transformar a capital piauiense num pólo turístico “capaz de concorrer com as praias” dos Estados vizinhos.
“O rio Poty é para Teresina o que o Sena (principal referência urbana de Paris) é para capital francesa. Vamos aprofundar seu leito e transformar suas margens numa região de atração turística.”
O candidato peemedebista diz que o exemplo de que sua proposta é viável é a Potycabana, um parque aquático construído no seu segundo mandato de governador (1986-1990) às margens do rio Poty e que foi inspirada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Nos finais de semana, a Potycabana é o principal centro de lazer da população pobre da cidade.
“A física explica”
Para evitar que os turistas sofram com a temperatura média de 35°C que faz em Teresina, Silva propõe instalar microaspersores de água nos postes da cidade que, segundo ele, reduziriam a temperatura da cidade em até 4°C.
“A física explica: quando a temperatura atingir os 28°C, sensores acionam os microaspersores, que disparam jatos atomizados de água. A água evapora antes de cair no solo e ameniza o clima em até quatro graus “, diz Silva.
A climatização de Teresina seria complementada com a pavimentação da cidade com uma camada de um “asfalto especial, cinza-claro, quase branco”.
Segundo Silva, o embranquecimento do asfalto ocorreria substituindo a areia, tradicionalmente usada na pavimentação, por um pó extraído de pedras de calcário.
“O embranquecimento reduziria a absorção do calor, baixando a temperatura.”
Ar-condicionado
Silva propôs também em seu programa eleitoral instalar ar-condicionado movido a energia solar nas paradas de ônibus e estações de metrô de Teresina.
O metrô de superfície de Teresina tem 15 km de extensão e transporta cerca de 10 mil pessoas/dia.
Silva diz que os orçamentos de seus projetos “ainda estão em fase de estudos” e não sabe o custo.
Como o Orçamento atual de Teresina (R$ 8,3 milhões/mês) é insuficiente para financiá-los, Silva diz que pretende obter os recursos em parcerias com a iniciativa privada e organismos internacionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s