Não dá para imaginar o que os estrategistas da pré-campanha da reeleição de Wellington Dias (PT) estão pensando. Uma situação política constrangedora, apesar do governador estar bem a frente de seus adversários,  os dados das pesquisas mostram o desgaste da gestão de Dias.  A sorte do petista é que até o momento o desempenho eleitoral dos seus adversários é tão ruim quanto o de Dias.

A montagem da imagem e a pesquisa são do Instituto Data AZ – órgão de pesquisa vinculado ao Portal Az e os números refletem uma situação inusitadas e preocupante do governador. O Wellington Dias candidato a reeleição aparece na pesquisa estimulada (aquela que o eleitor ouve o nomes dos candidatos) com 42,2%. Nunca Dias teve um percentual tão baixo para o governo, levando em consideração que seus adversários tem um péssimo desempenho. Para que o leitor do Blog tenha uma ideia, de acordo com os números do Data AZ, o segundo colocado é o pré-candidato Doutor Pessoa (PSD) com 12,5% e o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) com 12%. O interessante que existe uma possibilidade real destes dois nomes não participarem da eleição para o Governo.

O governador pode repetir o fenômeno na eleição do prefeito Firmino Filho em 2016, com um desempenho abaixo do esperado. Ele ganhou a eleição no primeiro turno, batendo dois adversários eleitoralmente fracos, Doutor Pessoa e o jornalista Amadeu Campos (PTB). E essa realidade assombra Wellington Dias.  Apesar da dianteira, sua situação não é confortável, porque Dias não tem margem de crescimento, pelo menos neste momento. Outro índice que incomoda Wellington Dias é a rejeição, a maior da pesquisa com 11,42%, seguido de Firmino Filho 7,42% e João Vicente Claudino (sem partido) com 6,92%

O trabalho da campanha de Wellington Dias será mante-lo neste patamar na casa do 40% sem queda. E o petista tem que torcer que os candidatos da oposição não cresçam, e continuem com o baixíssimo desempenho que têm agora.  João Vicente Claudino 3,75%, tucano Luciano Nunes Filho 2,08%, Fábio Sérvio (PSL) 0,25%. O  grande desafio desta eleição é  que o eleitor parece não estar interessado na eleição e muito menos que vai concorrer nela. Mesmo o governador estando na frente nas pesquisas, nada esta definido pois não dá para prever as reações do eleitorado até outubro.

A pesquisa Data Az está registrada com o número PI-04473/2018, na Justiça Eleitoral. Foi realizada com 1.200 eleitores, em 55 cidades do Piauí. 

 

Anúncios

Um comentário em “Wellington Dias está na frente nas pesquisas, mas o desempenho eleitoral do Governador é ruim

  1. Concordo plenamente com sua análise, é bom lembrar que o governador faz campanha vinte e quatro horas, seu governo não tem muito o que mostrar, pelo contrário, começa aparecer denuncia das mais diversas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s