O pré-candidato ao Governo pelo PSDB,  deputado estadual Luciano Nunes , descobriu a roda. Ele constatou quase a totalidade das frutas e verduras que abastecem a Central de Abastecimento do Estado do Piauí – CEAPI vêm de outros estados.

O fato me lembra uma história de família: No incio da década de 1980, recebemos em casa a vista de um irmão de meu pai.  O tio Luiz  foi um dia para antiga CEASA com meu pai  para fazer compras, chegando lá falou; “quanta fruta e verdura bonita aqui, é tudo produzido aqui?” Pires de Sabóia (meu pai)  respondeu: “. nada é produzido aqui vem quase tudo da Serra Grande no Ceará”. Tio Luís completou: “com tanta água nestes rio aqui não tem plantação?” Devia ter uns oitos anos quando descobri que Teresina não produz o que consome e  esta história nunca saiu da minha memória.

O mais interessante que o deputado repercutiu  o fato na Assembleia Legislativa do Piauí, como se o problema não existisse desde que Teresina é Teresina. Apesar de ser banhada por dois rios, Parnaíba e Poti, a produção agrícola na região de Teresina é mínima, ou seja quase tudo que consumimos vem de fora. E o que deixou o Blog mais estarrecido é que o deputado atentou para o fato agora. Ele foi secretário de Administração de Teresina (que poderia ter sugerido alguma ação) ou até mesmo como deputado estadual em seus mandatos.

O deputado, por meio de sua assessoria, divulgou a descoberta:  “94% das frutas e verduras que chegam a Teresina para a Central de Abastecimento do Piauí (CEAPI) vêm de outros Estados. De acordo com o deputado, esse dado é alarmante e preocupante. “Isso mostra que nós temos que rever essa política de estímulo de apoio à agricultura, agricultura familiar e pequeno produtores. Temos terras férteis, abundância em água, milhares de piauienses querendo produzir, e o que está faltando? Certamente está faltando apoio do poder público, está faltando uma política pública para apoiar a produção agrícola. As frutas e verduras comercializadas e consumidas no Piauí vêm de outros Estados, estamos gerando emprego e renda em outros Estados quando temos aqui milhares de piauienses desempregados querendo uma oportunidade”, afirmou Luciano Nunes.

O blog responde a pergunta do deputado: o que falta para os pequenos produtores produzirem é a  vontade politica dos nossos gestores (prefeitura de Teresina e do Governo do Estado). Mas uma coisa alivia, quando um político descobre e torna público um fato destes é porque ele começa a conhecer um pouco mais a realidade da população piauiense.

Para terminar, a falta de vontade política também é do Governo do Estado, que  privatizou  CEAPI por meio de uma Parceria Público Privada contou um mundo de vantagens sobre o fato. Mas  mas em nenhum momento fez qualquer tipo de ação concreta  para que estimular  que os agricultores  possam produzir para vender na nova CEAPI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s