O texto abaixo é do pós-doutor em Ciências Políticas e professor da Universidade Federal do Piauí, Cléber de Deus. Ele faz uma analise do cenário político a partir da última ação do governador Wellington Dias, que escanteou o MDB, melhor dizendo tirou de Themistocles  Filho a possibilidade de ser pré-candidato a vice. Comento a seguir:

Maquiavel e Odorico Paraguaçu (personagem ficção criado por Dias Gomes e eternizado pelo ator Paulo Gracindo)

A eleição estadual já é apontada como vitoriosa por Wellington Dias. Suas artimanhas são decantadas em verso e prosa. Seus seguidores notam nele habilidades de um Maquiavel na estratégia política. Seria o “Maquiavel das Caatingas”. Prefiro denomina-lo, em nossos termos, de “Odorico Paraguaçu do Meio Norte. Seus asseclas acreditam piamente que seus governos foram exemplares na educação, saúde , segurança, transferência e finanças públicas. Nada mais destoante da realidade concreta. A última cartada do Odorico Paraguaçu do Meio Norte o consagrou, segundo muitos, no expert mor em negociata política (excluiu todos seus hipotéticos adversários) da chapa majoritária.

Contudo, ainda é cedo para comemorar vitória no dia 07 de Outubro de 2018. O Estado está prestes a vivenciar um colapso financeiro, os servidores da educação em greve, escândalos envolvendo nomes do primeiro escalão do governo pipocam e na área de saúde, há a suspensão de serviços por parte dos conveniados que alegam inadimplemento do governo estadual. Um cenário assim não afetaria o desempenho eleitoral da chapa governista? Haveria, na eleição próxima, um complemento descolamento dessa situação perante a imagem do Odorico Paraguaçu do Meio Norte? Aos pósteros a resposta!

Comento a partir daqui: O Governador Wellington Dias segue com seu plano de montagem da chapa para 2018 com reflexos para 2022.  Cada vez fica mais claro que o projeto de Wellington Dias é perpetuar seu grupo político do Governo (assim como o PSDB fez na Prefeitura de Teresina). Mesmo que isso não seja dito claramente (pelo menos em público até o dia da eleição), mas é o que está claro.

O governador criou uma situação que tirou de Themistócles Filho a possibilidade ser o candidato a vice. Ele quer uma pessoa de sua confiança, no caso  senadora Regina Sousa. O plano é que o PT continue no governo até 2022. Isso porque a eleição de 2018 ainda nem aconteceu e o governador deixou claro que quer deixar tudo amarrado e armado para 2011. Caso Wellington Dias se afaste do Governo para uma candidatura ao Senado em 2022, deixe o PT no Governo – Regina Sousa. Dias não quer cometer o mesmo erro de colocar como vice um politico (caso Themistócles Filho ) que pode virar adversário.  O detalhe é que ele tem primeiro aprovar a chapa na base aliada(aprovação de parte do MDB) e é claro ser eleito em 2018.

O problema são os efeitos da escolha de Wellington Dias que  começam a aparecer. O MDB deve definir a sua posição nesta terça feira se aceita ou não  a proposta do governador, mesmo com Wellington Dias já andado com Marcelo Castro como pré-candidato ao senado.

O outro, deputado Doutor Pessoa (Solidariedade) mudou de posição novamente e lançou na manhã deste segunda-feira (23) a candidatura ao Governo. Com isso deixando  desconfigurando o cenário político anterior. Partidos como o PTC e o PRB podem deixar a base do Governo, por os dois partidos têm candidatos ao Senado, Marcos Vinicius (PTC) e Frank Aguiar (PRB.

O grande trunfo de Wellington Dias ainda é a sua popularidade, que segundo as últimas pesquisas ainda garantem a sua eleição no primeiro turno. Mas os últimos acontecimentos políticos e os administrativos podem reverter a situação, que ainda é favorável ao governador. Até o dia 5 de agosto data final das eleições vamos ver se Wellington Dias agiu como Nicolau Maquiavel – no que diz respeito a estratégia política – ou se ele  agiu como Odorico Paraguaçu – sendo o mais fisiologista e a patrimonialista – pensando apenas em se manter poder.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s