A sorte do governador do Piauí Wellington Dias é que sua oposição é muito ruim. Este é o maior aliado político do governador que tenta a eleição para o quarto mandato. Para se deixar mais claro este quadro apesar de todos os problemas que  Dias vem enfrentando, como greves, denuncias de corrupção na gestão, a crise politica com a escolha do vice e o aparecimento do candidato Doutor Pessoa, o quadro não muda.

No inicio do ano o Blog do Bira abordou esta situação o maior adversário da oposição é a própria oposição onde mostrou que a oposição do Piauí é fraca que passou os três anos orbitando no governo de Wellington Dias. Para se uma ideia, até momento do rompimento de Evaldo Gomes e o seu PTC com os partidos emergentes não causou qualquer dano na campanha de Dias, nem mesmo o rompimento silencioso de Themístocles Filho.

Mas isso como estamos analisando é até este momento, onde os partidários de Wellington Dias comemoram o desempenho do petista a frente dos seus adversários nas últimas pesquisas de opinião e festejam também o fato da indicação de Regina Sousa como vice não tenha pesado na chapa, com perda de popularidade. O mostra que vice não importa, pelo menos para quem vota.

Outro lado deste cenário é que governador vem caindo nas pesquisas de opinião pública, com uma certa constância como mostraram os números dos Institutos Opinar (TV Cidade Verde), BR VOX (Portal 180 graus.com) e o Amostragem (Sistema Meio Norte).

Volto repetir: a sorte de Wellington Dias é a falta de capacidade da oposição, que até o momento, não consegue captar a queda de Wellington Dias. Tomando como base os dados do Instituto Opinar o governador cai 3 pontos percentuais por pesquisa, uma queda constante. O governador e sua equipe devem começar a bater cabeça para resolver e parar esta queda. Pois se continuar neste ritmo até o final das eleições a situação pode complicar para a campanha do petista.

As Pesquisas

WhatsApp Image 2018-08-20 at 07.56.52

Outra pesquisa que mostrou a queda no desempenho do governador Wellington Dias (PT), é a do Instituto a  Amostragem/ Sistema Meio Norte que  registrou 37,99% para o petista e foi divulgada hoje (20). Por isso volto a dizer Wellington Dias entrou no mais perigoso momento de um candidato que é a queda.  Dias é seguido por Doutor Pessoa (Solidariedade) 9,94%, Luciano Nunes Filho (PSDB) 7,65%, Elmano Férrer (Podemos) 4,66%, Valter Rebelo (PSC) 1,32% Fábio Sérvio (PSL) 0,79%, Sueli Rodrigues (PSOL) 0,53%, Luciane Santos (PSTU) 0,35%, Lourdes Melo (PCO) 0,35%, Romualdo Sena (PSDC) 0,18%. A soma destes candidatos totaliza  25,77 %  e ainda existem 19,79% de indecisos, o que significa que a eleição será decidida por este voto dos indecisos.  O amostragem confirma a tendencia de queda no mês de fevereiro Dias tinha 63%  e hoje tem 37,99%. Temos que ver para onde este voto vai migrar e se o governador vai conseguir para a queda

Na terceira rodada de pesquisa Opinar  (Tv Cidade Verde)  o governador tem uma grande vantagem em cima do segundo colocado Doutor Pessoa. Mas segundo a sondagem caiu de 50% das intenções de voto (registrada na primeira pesquisa) para 41% nove pontos de queda. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de agosto em 57 cidades do estado. O Instituto entrevistou 1.082 eleitores. A margem de erro é para 2,97% para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE com o nº PI-08668/2018.

Ingrediente extra

Para o completar o pacote, nesta segunda-feira mais uma prova de fogo para  a campanha de Dias o desenrolar da operação Topique (deflagrada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União) que deve ser muito explorada nos próximos debates e no horário do rádio e da televisão, (principalmente se a oposição tiver capacidade e vontade). O  site  Politica Dinâmica.com publicou um documento que mostra os gestores da Secretaria de Educação Rejane Dias, Helder Jacobina e Ronald Moura foram citados em documentos da Controladoria Geral da União, em relação as irregularidades investigadas na operação. Esperar como isso vai repercutir nos números das pesquisas, principalmente depois que a propaganda no rádio e na TV inicie.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s