Os membros da Procuradoria da República no Piauí, atuarão em conjunto com a Procuradora da República Cynthia Arcoverde Ribeiro Pessoa, no Processo n° 5516-05.2016.4.01.4000 (IPL n° 023/2015-SR/DPF/PI), em trâmite na 3ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Piauí, bem como nos feitos conexos e/ou dele decorrentes.
Com isso a Procuradoria da Republica dá um sinal claro que as investigações e apurações que resultaram na Operação Topique não terminaram, muito pelo contrário eles continuam assim como os trabalhos da Polícia Federal que continuam de vento em popa. Todo o trabalho de investigação tem como base as denuncias de corrupção e irregularidades no serviço de transporte escolar prestado para Secretaria de Educação do Estado do Piauí. Segundo o que foi divulgado na primeira fase da operação foram desviados R$ 119 milhões e 23 pessoas foram presas.
Como está o trabalho de apuração e investigação da Polícia Federal e Ministério Público Federal, não se sabe. O que se tem certeza que ele não parou e muita coisa pode acontecer.