Na última terça-feira (22), o Ministério Público Federal no Estado do Piauí divulgou uma nota que deve ter tirado o sono de muita gente. O Ministério Público Federal (MPF), no Piauí, apresentou a primeira denúncia nas investigações da denominada Operação Topique. A denúncia atual é parcial e se refere às condutas de investigados que estão presos, observando-se a exigência legal. Na ação penal, foram denunciadas 22 pessoas.

Segundo o coordenador da Força Tarefa Topique, Marco Aurélio Adão (acima na foto), a ação penal ajuizada, hoje (22), não encerra os desdobramentos da operação. As investigações continuam.

Coletiva de Imprensa – Os detalhes sobre a ação penal ajuizada serão repassados à imprensa em coletiva, na próxima terça-feira, dia 29, na Procuradoria da República no Estado do Piauí, localizada na Avenida João XXIII, 1390

Além dos procuradores da República que atuam na Força Tarefa Topique, deverão participar da coletiva os delegados da Polícia Federal (PF) que atuaram na operação policial e auditores da Controladoria Geral da União (CGU).

Acima é a nota do MPF e volto a comentar da daqui. Para quem não lembra a operação Topique foi aquela que mexeu com o humor do governador Wellington Dias nas eleições de 2018, pois trata de uma investigação sobre denúncias de irregularidades que somam mais de 120 milhões de reais de verbas da Secretaria de Educação do Estado com contrato  de transporte escolar, na gestão de sua esposa a deputada federal Rejane Dias.

Bem vamos ao que chamou a atenção neste caso: O MPF não fez mais que sua função encontrou elementos suficiente para oferecer a primeira denúncia contra os 22 investigados na primeira fase da Topique. Agora o que deixou o Blog do Bira com auma grande dúvida foi um detalhe. A denúncia foi encaminhada para a Justiça Federal dia 22, mas a coletiva de imprensa pra explicar e detalhar tudo só acontecerá no dia 29 de janeiro, com espaço de sete dias.

Aí naturalmente aparece uma dúvida: o que pode acontece nestes sete dias, até a data da entrevista coletiva que foi convocada pelo MPF. Será que vai ser deflagrada uma nova fase da operação? Será que vão ser decretadas novas prisões? Haverá uma nova etapa das investigações? Estas dúvidas  vão continuar até a próxima semana, para ser mais exato até terça-feira dia 29 e isso com certeza vai tirar o sono de muita gente.

Este prazo deve alimentar os rumores que existem, desde as eleições de 2018, que davam conta de mais prisões e ampliação das investigações da Topique. O assunto deve tomar conta das rodas de conversa em Teresina. E todo combustível para os rumores é reforçado com este material divulgado pelo Ministério Público Federal, onde anunciou a entrega  da primeira parte da denuncia contra os investigados na primeira fase da operação na Justiça Federal no dia 22, mas marcaram a entrevista coletiva com os detalhes do caso para próxima terça-feira dia 29.  O fato deixa um suspense no mínimo curioso e uma sensação de mal estar dentro do Governo. Afinal de contas que vai acontecer nesta semana, quais serão os desdobramentos da operação Topique?  Vamos esperar os próximos sete dias e esperar pela entrevista do procurador Marco Aurélio Adão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s