Quando se pensa que a situação econômica do Estado está ruim aparece mais uma. Uma dívida bilionária na justiça. O governo que mal consegue pagar seus compromissos em dia, tem uma conta gigantesca para resolver e com muitas pessoas.

O Piauí deve mais de R$ 1 bilhão em precatórios, revelou nesta sexta-feira (21) o presidente da Comissão de Precatórios da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Juarez Chaves de Azevedo Jr. Ele explicou que o montante é resultado de ações transitadas em julgado, movidas por servidores e entidades cobrando valores não repassados pelo Estado.

Segundo Juarez, o volume de precatórios é alto porque o Estado atrasou sete anos o pagamento dos precatórios. “Esse atraso vem de gestões anteriores. O atual governo retomou o pagamento, mas depois de sete anos de atraso. E o valor devido chega a mais de R$ 1 bilhão em 2020”, afirmou. Juarez disse que a OAB-PI, por meio da Comissão de Precatórios, tem feito um esforço para garantir a normalidade do pagamento dos precatórios.

“O pagamento dos precatórios é importante não apenas para quem tem direito aos valores devidos, mas também para a sociedade e para o próprio Governo, porque faz o dinheiro circular na economia e isso gera impostos para o Estado”, observou. A Comissão de Precatórios da OAB-PI tem por finalidade articular, junto ao Executivo e aos Poderes Legislativo e Judiciário e a outras instituições, a busca de soluções para o pagamento dos valores devidos pela União, Estados e Municípios.

Juarez Chaves Jr., que também é membro da Comissão Especial de Precatórios da OAB Nacional, disse que a União e os municípios estão com os pagamentos de precatórios em dia. “A União não atrasa o pagamento de precatórios. Os precatórios municipais também vêm sendo feitos normalmente, com o controle do Tribunal de Justiça do Estado”, informou.

O que pode acontecer é o pedido de bloqueio dos recursos do Estado, caso alguém se sinta prejudicado com a demora nos pagamentos. Vamos torcer para que o Estado continue pagando estes precatórios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s